Ministério da Cidadania lança mapa virtual de Grupos Anônimos, de Ajuda Mútua e de Apoio a Familiares de Dependentes Químicos 18/08/2021 - 16:30

O Ministério da Cidadania lançou, nesta terça-feira (10.08), o Mapa Virtual de Localização de Grupos Anônimos, de Ajuda Mútua e de Apoio a Familiares de Dependentes Químicos. Criado pela Secretaria Nacional de Atenção e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania (SENAPRED), o serviço oferece à comunidade um sistema de georreferenciamento que localiza unidades de atendimento ao redor do país.

Ao abrir o mapa, o usuário encontrará pontos de interesse. Basta clicar em algum deles para ter endereços, telefones, datas e horários das reuniões de entidades como Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Al-Anon, Nar-Anon, Amor Exigente, Cruz Azul, dentre outras. “Estamos entusiasmados com a parceria. Existem evidências mais que robustas de que o trabalho desses grupos gera resultados”, afirmou Quirino Cordeiro, secretário da SENAPRED.

De acordo com Cordeiro, pela primeira vez os grupos anônimos fazem parte da rede de assistência a dependentes químicos e compõem o Sistema Nacional de Combate às Drogas (SNAD). “Precisamos ajudar na expansão desse trabalho, para levarmos à sociedade a informação precisa sobre onde podem encontrar ajuda. Estamos reduzindo as barreiras de acesso ao cuidado e abrindo as portas para a recuperação”, defendeu. Segundo ele, a intenção é atualizar o banco de dados a cada 15 dias.

O diretor de Programa da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, Saulo Ribeiro, que estava representando o secretário especial adjunto da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, Alexandre Reis, destacou a importância de se valorizar a dedicação das equipes que acolhem os usuários de drogas, seus familiares e amigos. “Mesmo diante de tanta luta e da perseguição que esses grupos sofrem, são eles que aliviam o sofrimento de muitas famílias. É um trabalho difícil e impagável”.

Diretor de Articulação e Projetos Estratégicos da SENAPRED, Eduardo Cabral ressaltou a importância de explicitar a atuação desses grupos. “Esse mapa virtual vai motivar as pessoas abram grupos de ajuda mútua em suas cidades e entrem na guerra contra as drogas”.

Diretores e representantes de diversos grupos enviaram cartas, vídeos e participaram ao vivo da cerimônia de lançamento do mapa, que foi realizada no auditório do Ministério da Cidadania, em Brasília, e transmitida virtualmente.

“Entrar na era tecnológica é muito importante, assim como estarmos abertos a receber as pessoas que sofrem com o alcoolismo É um recurso a mais para os familiares, pode ajudar para que juntos, caminhemos rumo à uma sociedade mais sadia”, afirmou a secretária geral dos Grupos Familiares Al-Anon, Nilce Totino, em depoimento transmitido durante a cerimônia.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania - https://www.gov.br/cidadania/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/ministerio-da-cidadania-lanca-mapa-virtual-de-grupos-anonimos-de-atendimento-a-dependentes-quimicos-e-familiares

Para acessar o Mapa Virtual basta clicar no link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/app-sagi/geosagi/maps/?g=1.

 

Últimas Notícias