Cursos

Abaixo seguem algumas indicações de cursos, capacitações e especializações que tratam de temas sobre drogas.


 

Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins -"Fé na Prevenção”

O curso Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins -"Fé na Prevenção” é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), órgão integrante do Ministério da Justiça, oferecido gratuitamente por meio da parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com o apoio da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) e executado na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelas equipes da Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e do Departamento de Informática em Saúde (DIS).

 Clique aqui para acessar o site do curso "Fé na Prevenção”.


 

Curso SUPERA

O curso é executado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na modalidade de Educação a Distância (EaD) e é gratuito. As edições anteriores contaram com a participação de profissionais da rede básica de saúde e de unidades de referência voltadas ao cuidado de pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas.
O objetivo é capacitar profissionais das áreas de saúde e assistência social para a correta identificação e abordagem dos usuários de álcool e/ou outras drogas, familiarizando-os com diferentes modelos de prevenção e instrumentalizando-os para trabalharem formas adequadas de intervenção e encaminhamento, respondendo às demandas existentes em seu cotidiano de trabalho, sempre em consonância com as orientações e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e da Política Nacional sobre o Álcool (PNA).

 Clique aqui para acessar o site do curso SUPERA.

 

Aberta: Portal de formação a distância – sujeitos, contextos e drogas

Pensando em dar subsídios aos processos formativos de pessoas interessadas na temática álcool e outras drogas, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), criou o Aberta: portal de formação a distância – sujeitos, contextos e drogas.
Este Portal pode contribuir para a ampliação, diversificação e articulação dos conhecimentos alinhados ao debate nacional sobre as políticas e ações para a promoção da saúde, prevenção, redução de danos e cuidado aos problemas relacionados ao uso de drogas. Tendo isso em vista, os conteúdos são organizados de acordo com os seguintes eixos:

  • eixo de fundamentos teórico-conceituais e de políticas públicas no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, abreviado na interface como “Eixo Fundamentos e Políticas”;
  • eixo das diversas práticas existentes no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, que é encontrado no Portal como “Eixo Práticas”;
  • eixo dos instrumentos que sustentam ações no contexto dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, denominado “Eixo Instrumentos”.

O Aberta foi pensado como um espaço de formação que visa potencializar o método ativo de aprendizagem, provocando processos de contextualização, descontextualização e recontextualização por meio do desenho pedagógico dos materiais.
Os conteúdos encontram-se distribuídos de forma hipermodal – ou seja, em módulos granulares, estruturados em textos, vídeos, infográficos animados e outros recursos –, e podem ser reorganizados em trilhas, que é a denominação dada para a junção de módulos em temas que se interligam e podem se desdobrar em outras temáticas.

Clique aqui para acessar o site do Portal Aberta.



Recomendar esta página via e-mail: