Filmes e Livros

FILMES

28 dias

"28 dias" (2000) -Gwen Cummings (Sandra Bullock) uma escritora que leva sua vida de forma selvagem. Saltando de festa em festa, as coisas começam a mudar quando ela, bêbada, rouba a limusine no meio do casamento de sua irmã e bate com o carro numa casa. Encaminhada para um período de 28 dias numa clínica de reabilitação para dependentes de álcool, Gwen tem que aprender a viver num lugar onde as regras são rígidas e têm que ser cumpridas.

 


 

La Luna

 "La Luna" (1979) - Recentemente viúva, a grande estrela de ópera americana Caterina (Jill Clayburgh) viaja com seu filho adolescente em turnê para a Itália. Absorvida em seu trabalho, ela fica chocada quando descobre que seu filho se tornou um jovem solitário e problemático, viciado em heroína. Suas tentativas desesperadas de salvá-lo das drogas transforma-se numa relação incestuosa, mas também cria a possibilidade de apresentá-lo a seu pai biológico.




Despedida em Las Vegas

"Despedida em Las Vegas" (1996) - Em Los Angeles, Ben Sanderson (Nicolas Cage) é um alcoólatra que, após ter sido demitido da produção de um filme, decide dirigir até Las Vegas, onde planeja beber até morrer. Lá conhece Sera (Elisabeth Shue), uma prostituta que também morou em Los Angeles, por quem se apaixona. Ele acaba indo morar na casa dela, sendo que ela respeita o fato dele ser alcoólatra e ele respeita seu modo de ganhar a vida. No entanto, a deterioração dele entrou em um processo irreversível.



 

A corrente do bem

"A corrente do bem" (2000) - Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.



 

Bicho de sete cabeças

"Bicho de sete cabeças" (2001) - Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.



 

Todos os corações do mundo

"Todos os corações do mundo" (1996) - Documemtário oficial da FIFA sobre a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, no ano em que o Brasil consagrou-se tetracampeão contra a Itália em disputa por pênaltis. Um recorte notável e divertidos sobre os jogadores, o futebol, os juízes e todos os corações apaixonados pelo esporte mais popular do planeta.


O casamento de Rachel

"O casamento de Rachel" (2008) - Kym (Anne Hathaway) está visitando sua família devido ao casamento de sua irmã, Rachel (Rosemarie DeWitt), do qual será madrinha. Ela carrega consigo um histórico de conflitos pessoais e familiares, que aos poucos se manifestam no período em que está no local.



 

Eu, Christiane F., 13 Anos, drogada e prostituída

"Eu, Christiane F., 13 Anos, drogada e prostituída" (1981) - Na cidade de Berlim, nos anos 70, a adolescente Christiane (Natja Brunckhorst) é uma jovem comum que mora com a mãe e a irmã caçula. Ela sonha em conhecer a "Sound", discoteca mais moderna e badalada do momento. Menor de idade, ela consegue entrar com a ajuda de uma amiga, conhece Detlev (Thomas Haustein) e começa a se aproximar das drogas. Primeiro álcool, depois maconha, calmantes, LSD, heroína. Imersa no submundo do vício, ela passa a prostituir-se.



Diário de um adolescente

"Diário de um adolescente" (1995) - Em Nova York, um jovem (Leonardo DiCaprio) é um promissor jogador de basquete, mas logo se afunda no submundo das drogas e, para manter o seu vício, ele rouba e se prostitui.




 

É proibido fumar

"É proibido fumar" (2009) - Baby (Glória Pires) vive sozinha no apartamento que herdou da mãe. Ela dá aulas de violão para alguns alunos e vive em atrito com as irmãs. Quando o músico Max (Paulo Miklos) se muda para o apartamento vizinho, Baby vê nele a grande chance de voltar à vida. Para que o romance dê certo ela está disposta a enfrentar qualquer ameaça, inclusive seu vício compulsivo por fumar.




 

Por volta de meia noite

"Por volta de meia noite" (1986) - Na Paris de 1959, um talentoso e veterano saxofonista deve se apresentar no Blue Note, ao lado de outros músicos americanos. Com problemas de alcoolismo, ele é amparado por um fã parisiense.



 

Ironweed

"Ironweed" (1987) - O esquizofrênico Francis Phelan (Jack Nicholson) e a ex-cantora Helen Archer (Meryl Streep) se encontram por acaso e acabam desenvolvendo uma relação de afeto. Phelan e Helen são alcoolatras, mas tentam se ajudar mutuamente e encarar os fantasmas do passado.



 

O informante

"O informante" (1999) - Em 1994, ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico "60 Minutos", da rede americana CBS. Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público.


 

Ray

"Ray" (2004) - Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel , country e jazz, gerando um estilo inimitável. Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pois sua vida pessoal e profissional é afetada ao se tornar um viciado em heroína.



 

Carandiru

"Carandiru" (2003) - Um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.



 

Traffic

"Traffic" (2000) - Uma série de histórias interligadas dão um panorama sobre o alto escalão do tráfico de drogas, envolvendo um policial mexicano preso numa teia de corrupção, uma dupla de agentes do DEA (departamento antidrogas), infiltrada no perigoso mundo dos negociantes de San Diego, um barão da droga que após ser preso, explica como sua mulher tomou seu negócio ilegal e ainda um juiz da Suprema Corte de Justiça de Ohio, conhecido pela sua posição antidrogas, que precisa lidar com sua filha viciada.



 

Cazuza - O tempo não para

"Cazuza - O tempo não para" (2004) - A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza (Daniel de Oliveira), do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.



 

Cidade de Deus

"Cidade de Deus" (2002) - Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.



 

Cidade dos homens

"Cidade dos homens" (2007) - Laranjinha (Darlan Cunha) e Acerola (Douglas Silva) são amigos, que cresceram juntos em uma favela do Rio de Janeiro e agora estão com 18 anos. Acerola tem um filho de 2 anos para cuidar, mas sente-se preso pelo casamento e lamenta a paternidade precoce. Já Laranjinha está decidido a encontrar seu próprio pai, que não conhece. Paralelamente o morro em que vivem é sacudido pelo mundo do tráfico, já que Madrugadão (Jonathan Haagensen), primo de Laranjinha, perdeu o posto de dono do local para Nefasto.



 

Geração Prozac

"Geração Prozac" (2001) - Elizabeth Wurtzel (Christina Ricci) é uma brilhante estudante, que tem planos de estudar Jornalismo na conceituada universidade de Harvard. Entretanto problemas familiares fazem com que Elizabeth entre em profunda depressão, o que coloca seus planos em risco. Aos poucos suas noites de trabalho, sempre regadas a drogas, e sua instabilidade emocional a afastam de Ruby (Michelle Williams), sua melhor amiga, e também de seu namorado. Decidida a procurar ajuda profissional, Elizabeth marca uma consulta com a Dra. Diana Sterling (Anne Heche), que lhe receita o antidepressivo Prozac.



 

Quando um homem ama uma mulher

"Quando um homem ama uma mulher" (1994) - Michael Green (Andy Garcia) é um piloto de avião apaixonado por sua esposa Alice (Meg Ryan). Juntos, eles têm duas filhas, Jessica (Tina Majorino) e Casey (Mae Whitman), e fazem de tudo para construir uma vida agradável para elas. Quando um segredo do passado de Alice vêm a tona e ela é obrigada a se internar em uma clínica, a relação deles é abalada, e tudo pelo o que eles lutaram pode ser destruído, inclusive a integridade deles próprios como indivíduos, amantes e família. Resta saber se o amor entre Michael e Alice poderá superar essa situação.



 

Meu nome não é Johnny

"Meu nome não é Johnny" (2008) - João Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro. Filho de um diretor do extinto Banco Nacional, ele cresceu no Jardim Botânico e frequentou os melhores colégios, tendo amigos entre as famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu intensamente os anos 80 e 90. Neste período ele conheceu o universo das drogas, mesmo sem jamais pisar numa favela. Logo tornou-se o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então passou a frenquentar o cotidiano do sistema carcerário brasileiro.


Notícias de uma guerra particular

"Notícias de uma guerra particular" (1999) - Documentário que conta a história da violência urbana na cidade do Rio de Janeiro, e outras cidades do Brasil. Um cenário de policiais corruptos, traficantes e usuários em que todos estão submetidos à uma grande guerra diária.



 

Maria cheia de graça

"Maria cheia de graça" (2004) - Aos 17 anos, Maria (Catalina Sandino Moreno) vive numa pequena localidade ao norte de Bogotá, na Colômbia. Ela e sua amiga Blanca (Yenny Paola Vega) trabalham em uma grande plantação de rosas, retirando espinhos e amarrando as flores, tarefa entediante que obedece a regras rígidas. As únicas diversões de Maria são o namoro com Juan (Wilson Guerrero) e as festas na praça do lugarejo. Certo dia, pouco depois de descobrir que está grávida, ela se envolve numa discussão e é demitida. Decidida a melhorar de vida e tentar a sorte na cidade grande, a jovem aceita a oferta de um conhecido: transportar heroína para Nova York em seu próprio estômago.



 

Réquiem para um sonho

"Réquiem para um sonho" (2000) - Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado. Porém, ambos são viciados em heroína. Um dia recebem um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que será transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.



*Fonte: adorocinema.com



LIVROS

Admirável Mundo Novo

"Admirável Mundo Novo" - Aldous Huxley

Nascidos de proveta, os seres humanos (precondicionados) têm ações  e colocações preestabelecidas - os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia - acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo.



 

Esmeralda: Por que não dancei

"Esmeralda: Por que não dancei" - Esmeralda Ortiz

Um garoto que em pouco tempo, estaria se sentindo refém da droga. Magra, cabelo raspado, andava armada. Aquele lado que ainda tinha uma tênue esperança de saída fez com que se aproximasse, lentamente, de educadores do Projeto Travessia, no centro de São Paulo. Na busca de apoio e cumplicidade associou-se a grupos de dependentes que procuravam tratamento, internou-se para a desintoxicação. Participou de oficinas de arte, de letras, voltou para a escola e arrumou uma casa. Foi construindo sua auto-estima. Sem saber, montou no livro um roteiro de recuperação de drogados.

Gilberto Dimenstein, Folha de S. Paulo



 

Drogas, Prevenção e Tratamento

"Drogas, Prevenção e Tratamento - O que você queria saber sobre drogas e não tinha a quem perguntar" - Daniela Maluf e colegas

Cinco especialistas que atuam na prevenção e no tratamento de dependência de drogas esclarecem as dúvidas mais frequentes sobre o tema, em linguagem clara e direta, através de um diálogo com o leitor



 

Drogas - mitos e verdades

"Drogas - mitos e verdades" - Beatriz Carlini Cotrim

Luís é um jovem de classe média que acaba se envolvendo com drogas. Seus pais descobrem e, apesar dos conflitos que se seguem, estão dispostos a ajudá-lo. Mas superar esse problema não é fácil - requer muita conversa e força de vontade.



 

Doces Venenos: Conversas e desconversas sobre drogas

"Doces Venenos: Conversas e deconversas sobre drogas" - Lídia Aratangy

Nela se aborda a questão das drogas vista com inteligência e sensibilidade; perigos e efeitos dos principais tipos de drogas. A autora é a bióloga e psicóloga Lidia R. Aratangy, que começa e termina o livro com metáforas lindíssimas -o conto de fadas da Bela Adormecida e A pequena vendedora de fósforos - para mostrar sem moralismo nem doutrinarismo de que forma as drogas, tão cobertas de falsos aspectos glamorosos, podem comprometer a vida humana em seu todo. Lidia enfrenta sem medo questões como a sedução, o uso e o comprometimento provocado pelas drogas.



 

123 respostas Sobre Drogas - Coleção Diálogo na Sala de Aula

"123 respostas Sobre Drogas - Coleção Diálogo na Sala de Aula" - Içami Tiba

Num diálogo franco e aberto com o leitor, o autor apresenta um tema oportuno e de grande interesse para os adolescentes, drogas. Tabagismo, álcool, maconha, crack e heroína são algumas das tantas drogas discutidas no livro



O que é toxicomania

"O que é toxicomania" - Jandira Masur

Qual a importância da dependência física na determinação da toxicomania? Em que medida é relevante o contexto cultural no qual as drogas são usadas? Como deve ser encarada a dependência psicológica? Existem motivos claros que levam ao uso indiscriminado de drogas, ou eles são tão variáveis que qualquer generalização se torna imprópria? Fugindo a simplificações e a respostas definitivas, este livro esclarece o que é o uso de drogas, essa forma tão antiga e frequente de produzir alterações na mente e nas sensações humanas.



 

Obrigado por não fumar: o cigarro não é sublime

"Obrigado por não fumar: o cigarro não é sublime" - Sérgio Honorato

Os apreciadores do tabaco têm cada dia menos espaço numa sociedade preocupada com questões vitais de saúde e ecologia. Como lidar com essa questão? Com a dedicação de quem defende uma grande causa, o autor reuniu de forma minuciosa os dados mais alarmantes e relevantes sobre os diversos aspectos relacionados ao fumo, como a dependência do cigarro no organismo, os problemas causados ao fumante passivo e a eficácia das novas leis antitabagistas.



 

Satisfaçam minha curiosidade - Drogas

"Satisfaçam minha curiosidade - Drogas" - Susana Leote

Através de uma história repleta de aventuras, a autora aborda as questões mais intrigantes acerca do mundo das drogas. Este livro merece ser lido com atenção, uma vez que objetiva nos conscientizar sobre a capacidade humana de decisão e suas inevitáveis consequências. O leitor irá descobrir que deve ser responsável pelas portas que abre em sua vida e que nem todas se abrem para a verdadeira aventura, que é o amadurecimento guiado pela realidade.



 

Uso e Abuso de Álcool

"Uso e Abuso de Álcool" - Dartiu Xavier, Marcelo Niel e Fernanda Moreira

De longe, o álcool é a substancia psicoativa - e por que não dizer a droga - mais consumida nos dias de hoje, e a que causa mais problemas. Porém, há uma grande diferença no modo de encarar o álcool quando comparado a outras drogas. Somos muito mais tolerantes com ele e, muitas vezes, demoramos para perceber quando se torna um problema. Seguindo a mesma linha do primeiro volume da série Dilemas modernos, Drogas adolescência e sociedade, o presente volume Uso e Abuso de Álcool - vem com o objetivo de esclarecer, informar e ajudar os problemas que advém de seu uso problemático.



 

A política criminal de drogas no Brasil

"A política criminal de drogas no Brasil" - Salo de Carvalho

Apolítica criminal de drogas assumiu, a partir da assunção dos projetos transnacionalizados, o papel significativo de definição dos horizontes de punitividade. Desta forma, seu estudo permite visualizar não apenas o caso específico do sistema punitivo das drogas, mas possibilita diagnóstico de toda a estrutura repressiva. Este fato, aliado à recente alteração na legislação brasileira sobre a matéria (Lei 11.343/06), justifica a investigação proposta”.



 

Dependência Química: Prevenção, tratamento e políticas públicas

"Dependência Química: Prevenção, tratamento e políticas públicas" - Alessandra Diehl, Daniel Cordeiro e Ronaldo Laranjeira

A dependência química é um problema cada vez mais prevalente no Brasil e no mundo. Neste livro, mais de 100 destacados profissionais e pesquisadores brasileiros que se dedicam ao estudo e ao tratamento dessa condição oferecem aos leitores a mais completa literatura nacional relacionada ao tema. A obra é escrita por destacados autores brasileiros, possui fonte de conhecimentos e atualizações, discussões e reflexões com base em um conhecimento científico sólido.



 

Adolescência e drogas

"Adolescência e drogas" - Ilana Pinsky e Marcos Bessa

O que leva milhões de pessoas, em grande parte adolescentes, no mundo todo, a consumir as mais variadas substâncias, a suportar os mais variados tipos de danos e, ainda assim, continuar a utilizá-las? Neste livro os organizadores conseguiram reunir conceituados especialistas, nacionais e internacionais, para responder, com autoridade e sem demagogia a uma série de questões sobre o problema. É uma leitura obrigatória para especialistas, educadores e pais. E para responsáveis por políticas públicas de prevenção e tratamento.



 

Álcool e drogas na história do Brasil

"Álcool e drogas na história do Brasil" - Henrique Carneiro e Renato P. Venâncio

Esta coletânea, com catorze textos de dezessete autores, publca os resultados do SImpósio "Álcool e drogas na história do Brasil", realizado na Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana, em junho de 2013. Do cauim e dos remédios de antigos boticários ao sacramento de religiões mestiças que usam alucinógenos em rituais devocionais, passando pelo uso do vinho nas práticas de sedução e da aguardente nas revoltas escravas, o conjunto de pesquisas reunidas neste livro oferece um panorama inédito do significado que o álcool e as drogas tiveram nas história do país.



 

Drogas - hegemonia do cinismo

"Drogas - hegemonia do cinismo" - Maurídes de Melo Ribeiro e Sérgio Dario Seibel

Os ensaios que compõem o livro foram originalmente apresentados no seminário "Drogas - Debate Multidisciplinar", ocorrido na Fundação Memorial da América Latina, com a presença de antropólogos, cientistas sociais, juristas e médicos do Brasil e de países como EUA, Itália, Alemanha, Inglaterra, Colômbia e Uruguai. Desse confronto de perspectivas nasce um conjunto de textos que desvenda os conflitos entre o mundo paralelo das drogas.



 

Drogas e cidadania: repressão ou redução de riscos

 "Drogas e cidadania: repressão ou redução de riscos" - Alba Zaluar

Este livro vem preencher uma lacuna no debate - invadido por idéias preconcebidas - sobre a questão da criminalização das drogas ilícitas e a alternativa da descriminação. Assinado por especialistas e estudiosos do assunto, é uma real contribuição contra o atraso de décadas do Brasil na polêmica.



 

Drogas e sociedade nos tempos da AIDS

"Drogas e sociedade nos tempos da AIDS" - Richard Bucher

O autor discute os mecanismos de repressão às substâncias psicoativas, mostrando a inversão que se pratica. Em vez de a sociedade oferecer melhores condições de vida como opção para a construção da personalidade, a falta e a manipulação de informações geram uma culpabilização que deixa o problema sem intervenção racional. Enfatiza que a relação entre drogas e sociedade muitas vezes envereda para um tom emocional e moralista. Trata da política de prevenção ao HIV e AIDS entre usuários de drogas injetáveis, aquecendo o debate sobre discriminação do uso de substâncias psicoativas.



 

Dependência de drogas

"Dependẽncia de drogas" - Sérgio Seibel, Alfredo Toscano Jr.

Este livro surge em crucial momento para a Sociedade, combalida pelo avanço das toxicodependências, cuja incidência alcança índices epidêmicos, sobretudo no mundo ocidental. Acrescenta-se à importância de seu estudo e prevenção a íntima associação entre a Aids (síndrome de imunodeficiência adquirida) e os vírus das hepatites B e C, via contágio por agulhas e seringas contaminadas.



 

Cocaína e crack - dos fundamentos ao tratamento

"Cocaína e crack - dos fundamentos ao tratamento." - Marcos da Costa e Arthur Andrade

Segue este complexo trabalho, pormenorizando a farmacologia e biologia da droga, abordando a toxicologia, a clínica médica, e culminando com as peculiaridades do consumo entre as mulheres, os adolescentes e sua relação com o sistema familiar. Assim, esta equipe de trabalho vence mais um desafio: auxiliar os técnicos que desejem adentrar no estudo da cocaína, dos fundamentos ao tratamento, contextualizando cada aspecto da droga e oferecendo uma visão multidimensional do tema.



 

A economia da droga

"A economia da droga" - Pierre Kopp

O livro analisa políticas públicas, praticadas em diferentes países, com a finalidade de controlar o consumo e o tráfico de drogas ilícitas. Para isso, o autor se utiliza dos instrumentos habituais da análise econômica. É possível definir uma política antidrogas, a partir da lógica econômica? Pierre Kopp afirma que sim e o demonstra neste livro.



 

Sininho envenenada

"Sininho envenenada" - Graciela Felix Delgado, Daniel Delgado-Saldívar

O livro baseia-se nos diários que Daniel e sua filha Graciela mantiveram de forma separada, durante mais de um ano, no período mais forte da relação de Graciela com as drogas. Em cada etapa, as visões da filha e do pai se contrapõem para mostrar os enfrentamentos, os erros e os acertos. O livro não dá receitas, mas expõe a dor e o esforço da família e de Graciela pela recuperação.



 

Um preço muito alto

"Um preço muito alto" - Carl Hart

Hart conta a história da sua infância e juventude num dos bairros mais violentos de Miami e de como - a despeito da desigualdade e da falta de oportunidades - tornou-se o primeiro professor de neurociência negro da prestigiosa Universidade Columbia e foi levado a um trabalho inovador no terreno da dependência química e das drogas. Criticando os movimentos antidrogas, Hart corajosamente analisa a relação entre drogas, prazer, escolhas e motivações, lançando nova luz sobre as ideias correntes a respeito de raça, pobreza, dependência, e explicando o fracasso das atuais políticas proibicionistas nesse campo.



 

Drogas, direitos humanos e laço social

 "Drogas, direitos humanos e laço social" - Conselho Federal de Psicologia

Dois eventos nacionais (além de inúmeros regionais) – configuraram-se como frutos dos debates potencializados pela Inspeção. Destacamos aqui o VII Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos, em 2011; e o Seminário Online Aspectos Técnicos e Políticos da Internação Compulsória, em 2012. Este livro materializa as discussões que ali ocorreram.




PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO
Recomendar esta página via e-mail: