PREVIDA

Logo da PREVIDA


Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas – 26 de Junho


Anualmente a ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas. Nesta data, em Viena, é lançado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas do mundo todo sobre consumo, produção e tráfico de drogas. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de Dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de Junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas. 

A PREVIDA deverá resultar em ações que poderão ser executadas num só dia ou em todos os dias da semana, aonde estará inserido o dia 26 de junho, Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. Este Dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU em 1987. Assim a PREVIDA, em nosso Estado, vem sendo realizada na última semana do mês de junho de cada ano, conforme a Lei Estadual nº 14.072/2003.

O objetivo desta atividade que acontece a cada ano, é promover a discussão, reflexão e aprimoramento do trabalho desenvolvido pela comunidade e profissionais, além da integração entre os atores despidos de preconceitos e permeáveis a juízo de valor. Em síntese, propor ações, que visem a construção de redes comunitárias de prevenção.

Na ocasião da PREVIDA costuma-se realizar a entrega do Prêmio do Ministério da Justiça - Valorização da Vida - que contempla duas pessoas físicas e duas instituições que se destaquem em sua contribuição positiva para as políticas públicas sobre drogas.

 

Recomendar esta página via e-mail: