Liberar bloqueio de veículo em casos de acidente

O que é

É o procedimento adotado quando ocorre um acidente. A autoridade de trânsito deve avaliar o dano sofrido pelo veículo, para enquadrá-lo em uma destas categorias:

  • pequena monta
  • média monta
  • grande monta

Nos caso de danos de média e grande monta, o órgão fiscalizador responsável pela ocorrência comunicará o fato ao Detran-PR para que seja providenciado o bloqueio administrativo no cadastro do veículo.

Quem pode solicitar

Proprietário do veículo ou seu procurador.

Onde solicitar

A liberação para os casos de danos de média monta pode ser solicitada nas unidades de atendimento ou nos despachantes.

A liberação para os casos de danos de grande monta pode ser solicitada nas unidades de atendimento.

Como solicitar

É possível apresentar recurso para reenquadramento de grande para média monta ou de média para pequena monta. Para isto, é preciso apresentar os documentos previstos no artigo 9º da resolução nº 544/2015-Contran.

Para regularizar a situação do veículo enquadrado com Dano de Média Monta, pela baixa do bloqueio administrativo, deverão ser apresentados os documentos previstos no artigo 7º da resolução nº 544/2015-Contran, que, depois de analisados, permitem a expedição da baixa do bloqueio.

O veículo enquadrado com Dano de Grande Monta, conforme no artigo 8º da resolução nº 544/2015-Contran, deve ser classificado como "irrecuperável" pelo órgão executivo de trânsito. Nesses casos, deve ser solicitada a baixa por sucata ou perda total.

Prazo

Prazo de avaliação dos documentos.

Forma de atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Gratuito