Agendar 2ª via da Carteira de Identidade

O que é

A 2ª via do Registro Geral (RG), documento conhecido como Carteira de Identidade, deve ser solicitada por quem perdeu ou teve a via original roubada. O documento é válido em todo o país e serve para confirmar a identidade de um cidadão nascido e registrado no Brasil, de um cidadão nascido no exterior (mas filho de brasileiros), ou de portugueses que possuam Igualdade de Direitos.

Quem pode agendar

Cidadão.

Onde agendar

Pela internet ou presencialmente, em um posto de atendimento do Instituto de Identificação.

Como agendar

  • Insira o número do seu RG
  • Você será informado se pode solicitar a 2ª Via Rápida, sem necessidade de reapresentar seus documentos. Neste caso, só terá que ir até o posto que escolher para retirar a nova via. Isto é possível para quem já teve seus dados digitalizados no Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) ou no Detran. A emissão será feita com base nas informações (foto, assinatura e impressão digital) já registradas no banco de dados do estado
  • Caso não seja possível emitir a 2ª Via Rápida, você deverá ir até um posto do Instituto de Identificação. Em alguns municípios, é possível agendar o atendimento, escolhendo a data, o horário e o posto mais convenientes. Nas cidades onda não há agendamento pela internet, o interessado deve ir até um posto do IIPR
  • No dia marcado, leve os documentos pessoais

Prazo

De 5 a 20 dias, dependendo do posto em que será realizado o atendimento.