Credencial de estacionamento

O que é

A credencial é o documento obrigatório para uso das vagas de estacionamento destinadas a pessoas idosas. Essas vagas são indicadas, por pintura no chão ou placas, tanto nas ruas e locais públicos quanto em comércios, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos.

A credencial deve ser colocada sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima.

Atenção: A autorização poderá ser suspensa ou cassada se for constatado:

  • uso de cópia;
  • rasura ou falsificação;
  • que a vaga especial não foi utilizada por idoso.

Quem pode solicitar

Qualquer cidadão com 60 anos ou mais com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Registro Geral de Identificação Civil (RG) emitido no Paraná.

Não é necessário ser condutor e ter CNH para solicitar a credencial. A pessoa idosa pode usar a vaga, mesmo não conduzindo o veículo.

Onde solicitar

Como solicitar

  • Se você estiver cadastrado no Governo Digital, tenha em mãos seu RG ou CNH emitida no Paraná para preencher os dados. Você pode solicitar até duas credenciais. A partir da terceira, você deve, obrigatoriamente, solicitar o documento no órgão de trânsito de sua cidade ou em uma unidade de atendimento do Detran.
  • Ao solicitar o documento pessoalmente, leve documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

Prazo

  • Pela internet a emissão é imediata.
  • Pessoalmente, varia de acordo com o órgão ou unidade procurado.

O que diz a lei

Vagas exclusivas para pessoas idosas estão previstas no Estatuto do Idoso e a fiscalização do uso desses espaços pelo Código de Trânsito Brasileiro. A obrigatoriedade da credencial é estipulada pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Forma de atendimento:

Diferentes meios

Quanto custa:

Gratuito

Serviços Relacionados: