CONESD aprova Nota de Repúdio aos atos de violência na USP 08/10/2025 - 14:47
Por maioria de votos, o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná (CONESD) aprovou, na manhã desta quarta-feira (08), uma
aos atos de violência e vandalismo ocorridos na Universidade de São Paulo (USP) durante a realização do 1º Seminário Internacional de Acolhimento a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade pelo Uso de Substâncias Psicoativas.O posicionamento foi definido durante a 9ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), em Curitiba. A decisão reflete a preocupação do Conselho com o impacto de episódios de intolerância em espaços acadêmicos, tradicionalmente dedicados ao debate plural, à construção do conhecimento e ao respeito às diferenças.
Na Nota de Repúdio, o CONESD destacou que “é inadmissível que o ambiente universitário seja palco de atitudes que cerceiam a liberdade de expressão e o diálogo democrático”. O documento também reforça que divergências de pensamento e posicionamento — especialmente sobre temas sensíveis como políticas públicas e direitos humanos — devem ser tratadas com respeito, argumentação e convivência democrática, nunca com intimidação, destruição ou violência.
Para a presidência do Conselho, a manifestação representa um posicionamento firme em defesa do diálogo e do fortalecimento das políticas públicas sobre drogas pautadas na ética e no respeito às instituições e às pessoas.