NEPSD Participa da II Festa do Parque da Barreirinha com Ações de Prevenção ao Uso de Drogas 06/06/2024 - 15:04

O Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas – NEPSD esteve presente na II Festa do Parque da Barreirinha, realizada no dia 25 de maio em Curitiba. O evento gratuito, realizado ao ar livre, ofereceu uma série de atividades e atrações para toda a família, promovendo a integração com a natureza e a conscientização sobre diversos temas importantes.

Entre as diversas atrações, o público pode desfrutar de jogos gigantes, cama elástica, brinquedos infláveis, festivais esportivos e desafios para todas as idades. Apresentações culturais, food trucks, e a participação de ONGs de proteção animal também enriqueceram a programação.

O NEPSD contribuiu de forma significativa para o evento, realizando a distribuição de material informativo sobre a prevenção ao uso de drogas. Essa ação visou conscientizar a população, especialmente jovens e adolescentes, sobre os riscos associados ao consumo de substâncias ilícitas e a importância de escolhas saudáveis.

Além das atividades relacionadas à prevenção ao uso de drogas, o evento incluiu orientações sobre o combate à dengue, enfatizando a importância da prevenção e controle do mosquito transmissor da doença.

A Festa do Parque da Barreirinha foi organizada por uma parceria entre diversas secretarias municipais, incluindo Esporte, Lazer e Juventude, Meio Ambiente, Saúde, Defesa Social e Trânsito, além da Fundação Cultural de Curitiba. Essa colaboração resultou em uma programação rica e diversificada, promovendo bem-estar e educação ambiental.

Sobre o Parque da Barreirinha

Inaugurado em 1959 e entregue à população em 1972, o Parque da Barreirinha é um dos principais espaços verdes de Curitiba, com uma área de 275.380 metros quadrados. Localizado na Avenida Anita Garibaldi, 6.100, no bairro Barreirinha, o parque é reconhecido por sua rica fauna e flora, e abriga uma das nascentes do Rio Bacacheri.

Desde 2019, o parque também sedia a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil e o Instituto Shogun, que oferece aulas de muay thai para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em parceria com a Prefeitura.

A II Festa do Parque da Barreirinha foi uma oportunidade valiosa para promover a integração social, a educação ambiental e a prevenção ao uso de drogas, reforçando a importância de eventos comunitários para o bem-estar da população.