Projeto “É Sobre Isso” amplia ações e alcança mais de mil jovens no interior do Paraná 15/10/2025 - 12:35

Criado em alinhamento com o Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas 2023/2026, o projeto “É Sobre Isso” segue expandindo sua atuação e se consolidando como uma das principais iniciativas de prevenção ao uso de drogas e fortalecimento do protagonismo juvenil no Paraná. A iniciativa atende diretamente ao Objetivo 2 do eixo Prevenção, que propõe “conectar lideranças jovens para fortalecer sua participação na comunidade”.
Desenvolvido de forma integrada pela Coordenação da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude (CPDJ), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), e pelo Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), o projeto aposta no diálogo, na escuta ativa e na construção de redes de apoio entre adolescentes e escolas.

Para o Delegado de Polícia e Coordenador do CEPSD, Renato Figueiroa, “a juventude é um período marcado por descobertas e formação de identidade. Entretanto, o avanço do uso de substâncias psicoativas entre jovens impõe desafios significativos à saúde pública, impactando diretamente famílias e comunidades. Nesse cenário, o “É Sobre Isso” surge como uma resposta concreta do Estado, promovendo informação responsável, reflexão crítica e engajamento social.

Da capital ao interior: novas rotas de prevenção

Ao longo de 2025, o projeto já alcançou mais de cinco mil estudantes em 40 colégios estaduais de Curitiba, com palestras dinâmicas, rodas de conversa e ações de sensibilização.

“O projeto traz informações essenciais para que os jovens compreendam os malefícios que as drogas causam, tanto para si quanto para suas famílias. Nosso objetivo é oferecer conhecimento e conscientização, para que cada jovem possa fazer escolhas certas e construir um futuro melhor”. Relatou o coordenador do CPDJ, Silberto Cardoso.

Em outubro, teve início a fase de interiorização, com as primeiras atividades realizadas no Sudoeste do Estado:

Capanema — 09 de outubro

A iniciativa contemplou os Colégios Estaduais Padre Cirilo, Rocha Pombo e São Cristóvão, reunindo 221 alunos, que participaram de momentos de reflexão sobre prevenção, autocuidado e saúde mental.

Dois Vizinhos — 10 de outubro

Nesta etapa, o projeto reuniu estudantes dos colégios Dois Vizinhos, Germano Stédile, José de Anchieta, Leonardo da Vinci, Monteiro Lobato, São Francisco do Bandeira e Vinícius de Moraes, além da Guarda Mirim, Coopermundi, SESI/SENAI e um grupo de 34 alunos de Boa Esperança do Iguaçu. Ao todo, 857 jovens foram impactados no município.

Mais que um ciclo de palestras, o “É Sobre Isso” propõe uma nova cultura de prevenção, baseada na escuta e no protagonismo juvenil. O projeto incentiva os jovens a se tornarem multiplicadores de atitudes conscientes, fortalecendo vínculos familiares, escolares e comunitários.