Projeto Vida Nova forma 15 mulheres privadas de liberdade no Complexo Penitenciário de Piraquara 27/06/2025 - 11:02

17/06/2025 – Piraquara (PR) – Quinze mulheres privadas de liberdade concluíram, na última semana, mais uma etapa de transformação pessoal e coletiva ao participarem da terceira edição do Projeto Vida Nova, desenvolvido pelo Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD) em parceria com o Centro de Integração Social (CIS) da Polícia Penal do Paraná e o Instituto Aspiração.

Criado pelo CEPSD em 2023, o projeto é realizado exclusivamente no CIS, no Complexo Penitenciário de Piraquara, com encontros semanais voltados ao fortalecimento da sobriedade, ao empoderamento feminino e à preparação para a reintegração social. Ao longo de 12 semanas consecutivas, as participantes vivenciam rodas de conversa, palestras e grupos de auto e mútua ajuda, com metodologia fundamentada em dois pilares complementares: os 12 passos da Pastoral da Sobriedade e os 12 passos para o empoderamento feminino.

“Este projeto nasceu da escuta atenta às necessidades dessas mulheres e da compreensão de que o enfrentamento ao uso de drogas passa, necessariamente, pela construção de autonomia e pelo resgate da dignidade”, afirmou o coordenador do CEPSD, Renato Figueiroa. “Estamos falando de um trabalho que não apenas promove o autoconhecimento, mas planta esperança e abre caminhos reais para uma vida nova – com escolhas mais conscientes e possibilidades reais de mudança.”

Os 12 passos da Pastoral da Sobriedade foram conduzidos pelo servidor do CEPSD e palestrante José Augusto Soavinski, que acompanha o projeto desde sua criação. Para ele, o mais importante é a construção de vínculos de confiança e escuta ativa. “Cada mulher traz sua própria história marcada por dores, perdas e silenciamentos. O que fazemos é criar um espaço seguro para que elas possam ressignificar essas experiências e enxergar novas possibilidades de vida sem drogas”, destaca Soavinski.

Além da formação reflexiva e emocional, a formatura representa apenas o início de um novo ciclo. Em uma articulação entre o CEPSD e o Sistema FIEP, as mulheres formadas nesta edição serão encaminhadas para cursos de profissionalização, visando a reinserção no mercado de trabalho e a construção de um futuro com mais autonomia e dignidade.

O Projeto Vida Nova integra uma política pública intersetorial e inovadora no Estado do Paraná, reafirmando o compromisso do Governo Estadual, por meio da Secretaria da Segurança Pública, com ações de prevenção, reintegração social e enfrentamento ao tráfico de drogas dentro e fora do sistema prisional.