Curso de Políticas Públicas Sobre Drogas no Brasil - UNODC 24/10/2019 - 15:33

O Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas, esta sendo representado pelo Dr. Renato Figueiroa, diretor deste Núcleo, em curso relacionado à capacitação sobre natureza, prevenção e tratamento de transtornos relacionados ao uso de drogas, em uma reunião fechada para autoridades, em Brasília, realizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que teve início na segunda-feira (21) e se encerra hoje (24).

Nestes quatro dias de curso, representantes dos Estados e do Distrito Federal, além de entidades parceiras, participam da formação, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A capacitação foi organizada em parceria com o Ministério da Cidadania e a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED) com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, por meio do Bureau Internacional de Narcóticos e Aplicação da Lei (INL, na sua sigla em inglês).

A mesa de abertura de terça-feira (22), contou com a presença de Quirino Cordeiro Júnior (Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas), Kristian Hölge (representante do UNODC para Peru e Equador), James Laverty (adido do Drug Enforcement Administration (DEA, na sua sigla em inglês).

Sobre a capacitação realizada pelo UNODC:

O UNODC utiliza de seu manual de treinamento para orientar a criação de ações eficazes de prevenção e tratamento do uso de drogas com base em evidências científicas. Essa ferramenta visa a apoiar os Estados-membros no desenvolvimento de políticas, estratégias, programas e intervenções adequadas para prevenir o uso de drogas e aumentar a disponibilidade e acesso à rede de atendimento por parte de pessoas afetadas pelo uso de drogas e transtornos associados.

Desenvolvida especialmente para formuladores de políticas, o objetivo é melhorar o conhecimento, a compreensão e o alcance intersetorial do controle de substâncias psicoativas e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas em risco devido ao consumo de substâncias psicoativas. Além disso, pretende-se avançar na apropriação e implementação das diretrizes e desenvolvimentos que o Brasil atualmente possui nessa área.

FONTE: https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2019/10/unodc-realiza-treinamento-sobre-uso-de-substancias-psicoativas-para-formulares-de-polticas.html

Últimas Notícias