Palestras

O Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas visando conscientizar a população paranaense, disponibiliza, palestras de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas Lícitas e Ilícitas.

O tema levanta muitos desafios e dúvidas para todos aqueles que se deparam com o assunto, uma vez que o uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, trazem uma série de problemas relacionados à área social, família,  saúde, trabalho, educação. O Uso e Abuso de Drogas Lícitas e Ilícitas impacta negativamente todas as faixas etárias, especialmente na infância e na juventude, pelo aumento da evasão escolar e exposição à criminalidade.

Frequentemente, professores, pais, amigos, colegas de trabalho percebem que algo está errado, mas não conseguem identificar o que está acontecendo, e quando conseguem, não sabem como agir perante o alcoolismo ou a dependência química. 

Diante desde complexo cenário, o NEPSD, tem direcionado esforços para a prevenção do Uso e Abuso de Drogas Lícitas e Ilícitas através de palestras realizadas em vários tipos de instituições: escolas (públicas e particulares), Conselhos Municipais sobre Drogas, Prefeituras, clubes, associações, indústrias, repartições públicas, unidades penais, centros de socioeducação e casas de semiliberdade, e em toda instituição, seja ela pública ou privada.

As palestras são realizadas por servidores do NESPSD, especializados no tema, sendo que cada palestra tem duração de aproximadamente 01h30min, onde são abordadas a prevenção, a motivação, a autoestima, os malefícios das drogas lícitas e ilícitas, o tratamento, orientação aos adictos e aos familiares, informações sobre a rede de apoio, entre outros. 

* As datas e horários demandados serão analisados e mediados, conforme disponibilidade do palestrante.

** Após o envio do pedido, entraremos em contato em até 48 horas .Os formulários preenchidos de forma incompleta, não serão atendidos.

- O Formulário de solicitações de palestras, deve ser preenchido clicando aqui.

 

Histórico de Palestras

Realizada 58 (cinquenta e oito) palestras, destas foram 8 (oito) de forma online e 50 (cinquenta) presenciais.

Atendendo a solicitação de 14 (quatorze) municípios, sendo: Alto Paraná, Anahy, Araucária, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Pitangueiras, Santo Antônio do Caiuá, São Jorge D’Oeste, São José dos Pinhais e Ubiratã.

Última atualização em 22/09/2022

 

Considerando o período da Pandemia do COVID-19, ocorreram 15 (quinze) palestras, estas somente de forma online, via plataformas do YouTube, Google Meet, Zoom e demais.

Atendendo a solicitação de 11 (municípios), sendo: Antonina, Araucária, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Lapa, Palmeira, Primeiro de Maio, Terra Roxa e Tibagi.

 

Entre os meses de Janeiro e Março de 2020, foram realizadas 39 (trinta e nove) palestras presenciais distribuídas em instituições de ensino público, albergues, centros de socioeducação – CENSE, universidades, secretarias municipais e demais repartições governamentais.

Atendendo as solicitações de 10 (dez) municípios paranaenses, sendo: Assis Chateaubriand, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Medianeira, Paranaguá, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Santo Antônio do Sudoeste e Ubiratã.

Com a chegada da Pandemia do COVID-19 e decretos suspendendo as atividades presenciais em meados de março/2020, ficaram 48 (quarenta e oito) palestras canceladas, as quais preencheriam agenda até maio/2020.

 

Em 2019, foram realizadas 163 (cento e sessenta e três) palestras presenciais distribuídas em instituições de ensino público e privada, albergues, empresas, associações, casas de retiro, comunidades terapêuticas, prefeituras e secretarias municipais e demais repartições governamentais.

Atendendo as solicitações de 32 (trinta e dois) municípios paranaenses, sendo: Almirante Tamandaré, Assis Chateaubriand, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Irati, Jaguariaíva, Laranjeiras do Sul, Medianeira, Maringá, Nova Prata do Iguaçu, Paranavaí, Pérola D’Oeste, Pinhais, Piraquara, Pranchita, Prudentópolis, Quatro Barras, Quitandinha, Rancho Alegre, Realeza, Rio Negro, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais e Uraí.

Ainda, atendido as solicitações de três municípios do Estado de Minas Gerais: Caete, Montes Claros e Varginha.

 

 

  • Mapa: Centro de Análise, Planejamento e Estatística - CAPE