Diretor do NEPSD participa da primeira reunião da Comissão Bipartite junto ao CONAD 29/03/2021 - 21:42

Na última terça-feira (23.03) o Governo Federal promoveu uma iniciativa inédita no enfrentamento ao consumo de drogas no país.

Pela primeira vez, a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) do Ministério da Cidadania e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública promoveram a reunião da Comissão Bipartite do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas com o objetivo de ouvir e compartilhar ações governamentais de forma articulada entre União e Estados.

O fórum de discussão foi realizado online e contou com a presença de representantes de 21 Estados, entre gestores públicos e do terceiro setor. As reuniões da Comissão Bipartite serão a cada dois meses. No intervalo entre os encontros, a proposta é executar iniciativas para garantir avanços nas ações de combate ao consumo de drogas.

Para o diretor do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas – NEPSD PR, também representante dos gestores estaduais junto CONAD, Renato Bastos Figueiroa, “essa iniciativa do CONAD de ouvir os Estados e procurar integrar as ações, fortalece ainda mais o plano nacional de drogas que se encontra em sua fase inicial de elaboração, o qual será um grande guia para os gestores estaduais e municipais”.

Na ocasião, o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Junior, aproveitou a oportunidade para convidar os gestores a participarem do curso online Política Nacional sobre Drogas: o que os gestores estaduais e municipais devem saber, oferecido pelo Governo Federal. “A ideia é que a gente possa ajudar os gestores estaduais e municipais a terem acesso às novas ações que o Governo Federal está desenvolvendo e às novas normativas que regulamentam as ações da Política sobre Drogas no país”, disse.

As inscrições para o curso estão abertas e vão até 25 de abril. A qualificação é voltada a gestores estaduais e municipais com o objetivo de traduzir a Política Nacional de Drogas para dar mais insumos aos municípios sobre as Leis, procedimentos e recursos destinados ao combate do uso de drogas no país.

Saiba mais clicando aqui.