Palestras de prevenção ao uso de drogas atende todo território paranaense 04/10/2022 - 11:29

O Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas visando conscientizar a população paranaense, disponibiliza, palestras de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas Lícitas e Ilícitas, de forma gratuita.

O tema levanta muitos desafios e dúvidas para todos aqueles que se deparam com o assunto, uma vez que o uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, trazem uma série de problemas relacionados à área social, família, saúde, trabalho, educação. O Uso e Abuso de Drogas Lícitas e Ilícitas impacta negativamente todas as faixas etárias, especialmente na infância e na juventude, pelo aumento da evasão escolar e exposição à criminalidade.

Diante desse complexo cenário, o NEPSD, tem direcionado esforços para a prevenção do Uso e Abuso de Drogas Lícitas e Ilícitas através de palestras realizadas em vários tipos de instituições: escolas (públicas e particulares), Conselhos Municipais sobre Drogas, Prefeituras, clubes, associações, indústrias, repartições públicas, unidades penais, centros de socioeducação – CENSE e casas de semiliberdade, e em toda instituição, seja ela publica ou privada.

As palestras são realizadas por palestrantes especializados no tema, sendo que cada palestra tem duração de aproximadamente 01h30min, onde são abordadas a prevenção, a motivação, a autoestima, os malefícios das drogas lícitas e ilícitas, o tratamento, orientação aos adictos e aos familiares, informações sobre a rede de apoio, entre outros.

Para o palestrante, José Augusto Soavinski, “a importância de nossas palestras de prevenção ao uso de drogas vem de encontro com um alerta da nossa juventude que padece de informações com referência às drogas e suas consequências. É muito importante que a família participe do processo de prevenção e aprendizado, pois quando a família chega perto, a droga fica cada vez mais longe. Se ligue na vida, não nas drogas”.

Entre o ano de 2019 até o mês de setembro de 2022, foram realizadas um total de 289 palestras, sendo 266 presenciais e 23 online. Atendendo 55 municípios do Estado do Paraná e três do Estado de Minas Gerais. Ainda, há mais de quinze agendadas e confirmadas para o final de 2022.

Para solicitar palestra para sua instituição, clique aqui e preencha o formulário.

Saiba em quais municípios foram realizadas palestras:

Municípios paranaenses: Almirante Tamandaré, Alto Paraná, Anahy, Antonina, Arapongas, Araucária, Assis Chateaubriand, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Lapa, Laranjeiras do Sul, Maringá, Medianeira, Nova Prata do Iguaçu, Palmeira, Paranaguá, Paranavaí, Pérola D’Oeste, Pinhais, Piraquara, Pitangueiras, Paranaguá, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Pranchita, Primeiro de Maio, Prudentópolis, Quatro Barras, Quitandinha, Rancho Alegre, Realeza, Rio Negro, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Caiuá, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge D’Oeste, São José dos Pinhais, Ubiratã, Uraí, Terra Roxa e Tibagi.

Municípios mineiros: Caete, Montes Claros e Varginha.