Paraná ocupa cadeira no Conselho Nacional de Política sobre Drogas 23/06/2020 - 12:44

Foi realizada nesta segunda-feira (22) a primeira reunião com uma autoridade do Paraná ocupando a cadeira de representante titular de órgão estadual junto ao Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD). Renato Figueiroa, delegado da Polícia Civil, diretor do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (NEPSD) e presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná (CONESD), que acabou de ser nomeado para a função a nível nacional. Com a titulação, o Paraná alcança protagonismo junto ao CONAD, representando os demais estados brasileiros como órgão estadual responsável pelas políticas públicas sobre drogas.

A reunião foi por videoconferência. A posse do delegado Figueiroa se deu pela portaria número 303, do dia 8 de junho de 2020, do decreto número 9.926 do Diário Oficial da União, apresentada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e que designa os membros do colegiado do CONAD.

Para o Secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, a titulação de Figueiroa vem em boa hora para o estado. “Esse é mais um alinhamento entre o Paraná e o Governo Federal que mostra o quanto os projetos de segurança pública então dando certo em nosso Estado. É uma nomeação importante que destaca o trabalho das forças de segurança do Paraná, principalmente do CONESD, no combate às drogas, mal que assombra milhares de pessoas em todo o Brasil”, disse o secretário. “Figueiroa é bastante capacitado para a função e vai fazer um trabalho alinhado entre todos os estados”, completou.

TEMAS – Na primeira reunião foram tratados assuntos como a aprovação do novo regimento interno do CONAD, a criação de um guia metodológico de políticas sobre drogas, além da aprovação da confecção de uma logomarca ao Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (SINAD).

O delegado Figueiroa disse que aceitou o desafio e vai atuar com dedicação e de forma igualitária. “Recebi, inicialmente, com surpresa a designação como titular da cadeira, mas encaro a função com muita dedicação, responsabilidade e seriedade. O objetivo agora é criar um vínculo com os demais estados, para que possamos representar todos de forma igualitária e levar à Brasília as principais demandas de políticas sobre drogas. Vamos fazer uma representação da melhor forma possível”, declara.

CONESD – O Conselho Estadual de Políticas Públicas (CONESD) pertence à Secretaria da Segurança Pública do Paraná, mas também é composto pela Secretaria Estadual da Educação e do Esporte, Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Secretaria Estadual da Saúde, Ministério Público e o Núcleo Estadual de Políticas sobre Drogas.

Também fazem parte do CONESD a Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas Associadas, Conselho Regional de Psicologia; Conselho Regional de Serviço Social, Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas, Ordem dos Advogados do Brasil e Universidade Federal do Paraná.

NEPSD – O Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas também pertence à Secretaria da Segurança Pública do Paraná, hoje localizado na Rua Solimões, 1640 – Mercês. Saiba mais em www.politicasobredrogas.pr.gov.br

JUNHO PARANÁ SEM DROGAS – Durante este mês está acontecendo a campanha Junho Paraná sem Drogas, que dedica ações de conscientização, prevenção e tratamento ao uso de substâncias químicas e drogas no estado. Neste ano, as atividades estão acontecendo de maneiras diferentes das edições anteriores devido à pandemia da COVID-19.

Lives abordam temas como prevenção e repressão às drogas no Brasil, o uso de narguilé e do cigarro eletrônico, o impacto do consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia, a inteligência policial no combate ao narcotráfico, entre muitos outros. Os assuntos são debatidos entre especialistas de políticas sobre droga, com transmissão pelas redes sociais do CONESD | NEPSD e já alcançou e interagiu com milhares de pessoas em todo o Brasil e no exterior.

Para acessar o cronograma das lives, clique aqui. 

Últimas Notícias