Abertura de inscrições para o Concurso de Vídeos 21/03/2023 - 12:02

O concurso de vídeos realizado anualmente pelo Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas – NEPSD, traz novidades para a edição de 2023.

Atendendo a solicitação de participantes das seis edições anteriores, a Comissão Organizadora alterou o nome do concurso, que passou a se chamar “Concurso Estadual de Vídeos Contra às Drogas”.

Além do nome, outra mudança ocorrida no edital da 7ª edição é de que as instituições de ensino podem enviam quantas obras desejarem para a Avaliação Final realizada por banca composta por diversas secretarias de Estado, e concorrerem ao almejado primeiro lugar.

As inscrições se iniciaram no dia 16 de março e podem ser realizadas de forma física ou online, até 01 de novembro de 2023. Podem se inscrever no concurso, alunos matriculados no ensino médio de instituições públicas ou privadas, além de alunos matriculados no Ensino Médio de Ação Pedagógica Descentralizada – APED dos Centros Socioeducativos – CENSE’s, outra novidade trazida pelo edital.

O concurso que teve sua primeira edição em 2017, iniciou-se com a promulgação da Lei Estadual nº. 19.068/2017, que obriga as empresas exibidoras de cinema a divulgar, anualmente, filmes publicitários de esclarecimentos sobre os malefícios do consumo de drogas ilícitas e os efeitos negativos do abuso das drogas lícitas para toda a sociedade. A exibição deverá ocorrer durante todo o mês de junho, em todas as sessões nas salas de cinema do Estado do Paraná, período no qual se institui o mês Junho Paraná Sem Drogas, dedicado a ações de esclarecimento e incentivo à prevenção e ao tratamento contra o uso indevido de drogas (Lei Estadual nº. 19.121/2017).

O objetivo do concurso é de que os alunos criem vídeos de até um minuto, no qual abordarão a prevenção ao uso de drogas ilícitas e abuso de drogas lícitas, aproveitando a oportunidade para debater com professores, colegas e familiares sobre essa problemática que assola a todos, principalmente a juventude.

O edital e documentação podem ser acessados clicando aqui, na aba “7ª Edição – 2023”.

Demais dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail politicasobredrogas@sesp.pr.gov.br ou via fone (41) 3313-1646 e WhatsApp (41) 99232-2065.

Últimas Notícias