Concurso Estadual de Vídeos Contra às Drogas

A Lei Estadual nº. 19.068, de 05 de Julho de 2017 impõe que as empresas exibidoras de cinema divulguem informes publicitários de esclarecimentos sobre os malefícios do consumo de drogas ilícitas e os efeitos negativos do abuso das drogas lícitas para toda a sociedade. Esta obrigatoriedade de exibição ocorre, anualmente, no mês de junho, em todas as sessões nas salas de cinema do Estado do Paraná, período dentro do qual se celebra o mês “Junho Paraná Sem Drogas”.

A MISSÃO DO NÚCLEO ESTADUAL DE POLÍTICA SOBRE DROGAS

Conforme preceitua o artigo 2º da lei, cabe a Secretaria de Estado da Segurança Pública por intermédio do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (anteriormente denominado Departamento Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas), organizar, determinar e divulgar as campanhas em que serão escolhidos os filmes publicitários a serem exibidos nas salas de cinema do Estado do Paraná.
Atendendo a legislação, o NEPSD criou o Concurso Estadual de de Vídeos Contra às Drogas (até 2022 denominado Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas), uma vez que grande parcela do público dos cinemas são crianças, adolescentes e jovens, e nada melhor para chamar a atenção do que os próprios jovens falando sobre prevenção e combate às drogas.

O CONCURSO

O Concurso Estadual de Vídeos Contra às Drogas é realizado anualmente e tem como objetivo produzir vídeos que serão utilizados como informe publicitário e exibidos em todas as salas de cinema do Estado do Paraná.
Para participar, os interessados devem seguir as orientações do edital e criar um vídeo com duração de no mínimo 50 e no máximo 60 segundos. A inscrição ocorre em etapa única com o envio da obra e da documentação para a sede do Núcleo Estadual de Política Sobre Droga, dentro do prazo estabelecido.

Podem participar do concurso, estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio das instituições de ensino pública e privada, bem como, aqueles matriculados no Ensino Médio de Ação Pedagógica Descentralizada – APED dos Centros Socioeducativos – CENSE’s, de todo território paranaense, que concorreram em duas categorias: Instituição de Ensino Pública e Instituição de Ensino Privada.
Após a verificação de todas as exigências necessárias, as obras serão avaliadas conforme critérios previstos no edital de abertura, classificando as três melhores notas obtidas em cada categoria, como primeiro, segundo e terceiro lugar, sendo que todas as instituições de ensino regularmente inscritas no concurso serão premiadas com Certificado de Participação.

O primeiro colocado de cada categoria (Instituição de Ensino Pública e Instituição de Ensino Privada), terá como prêmio a exibição da sua obra em todas as sessões das salas de cinema do Estado do Paraná, durante os 30 (trinta) dias do mês de junho do ano posterior ao da edição do concurso, período no qual se celebra o Mês Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas - JUNHO PARANÁ SEM DROGAS. Os segundos e terceiros colocados receberão um Certificado de Vencedor como premiação. 
Todas as obras participantes são publicadas no canal do Youtube e nas redes sociais do NEPSD.

Desde 2017, em cada edição do concurso, o NEPSD solicita a Receita Federal doação de produtos apreendidos: celulares, videogames, caixas de som, tablets, que são utilizados para premiar os vencedores. Ressalta-se porém, que o atendimento da solicitação fica condicionado a possibilidade do órgão em ter os produtos disponíveis no momento da doação.

Para eventuais dúvidas, entre em contato pelo e-mail politicasobredrogas@sesp.pr.gov.br e/ou (41) 99232-2065 | (41) 3313-1646.

 

Confira a 4ª edição do Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas.

Atendendo as solicitações de muitos participantes dos anos anteriores, esta edição vem com novidades. Para as instituições de ensino que já participaram, fiquem atentos às principais mudanças:

- Não haverá limitação de obras inscritas por instituição de ensino;

- Haverá limitação de participantes e orientadores inscritos, por obra;

- O envio da obra poderá ser realizado por qualquer meio de transporte, desde que atendam as regras do Edital;

- As categorias serão divididas em: Instituição de Ensino Púbica e Instituição de Ensino Privada;

- Os Centros de Integração Comunitária Diva Pereira Gomes – Guarda Mirim do Paraná poderão participar, na categoria Instituição de Ensino Púbica.

- Mudança nos Termos de Cessão de Direitos Para Uso de Imagem e Voz, bem como, no Termo de Cessão e Transferência de Direitos Autorais.

Para acessar a notícia da avaliação, CLIQUE AQUI.

A Comissão Avaliadora do concurso se reuniu na sede do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas, no dia 02 de fevereiro de 2021.

A comissão foi formada por:

- Maria Lucia Gomes, representando o Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas - CONESD;

- Manaoos Aristides Pereira, representando a Secretaria de Estado da Comunicação Social - SECS;

- Paulo Sérgio Moreira, representando a Assembléia Legislativa do Paraná - ALEP;

- Robison de Castro, representando a Secretaria da Segurança Pública - SESP;

- Simone Carina Baroni, representando a Secretaria de Estado da Educação - SEED; 

Os vídeos foram avaliados nos seguintes quesitos: criatividade; originalidade; relevância da mensagem de prevenção; coerência/adequação com o tema; qualidade técnica sonora e visual; qualidade informativa; grau de assimilação da mensagem.

Para acessar a premiação da IV edição do Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas (2020), CLIQUE AQUI.

Confira a 3ª edição do Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas.

A Comissão Avaliadora do concurso se encontrou no Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas, no dia cinco de setembro para avaliação dos vídeos participes.

A comissão foi formada por:

- Ana Paula Schultz, representando o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná – SINEPE; 

- Margot Teixeira Farias Battistela, representando a Secretaria de Estado da Comunicação Social - SECS; 

- Paulo Sérgio Moreira, representando a Assembléia Legislativa do Paraná - ALEP;

- Regina Célia Vitório, representando a Secretaria de Estado da Educação - SEED; 

- Renato Bastos Figueiroa, representando a Secretaria da Segurança Pública - SESP;

- Simoni Carina Bueno, representando o Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.

Os vídeos foram avaliados nos seguintes quesitos: criatividade; originalidade; relevância da mensagem de prevenção; coerência/adequação com o tema; qualidade técnica sonora e visual; qualidade informativa; grau de assimilação da mensagem.

Comissão Avaliadora do III Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas
Comissão Avaliadora do III Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas

O resultado do Concurso foi divulgado pelo NEPSD em 05 de Setembro de 2019.

Confira as instituições de ensino vencedoras, sendo as duas primeiras colocadas que terão suas obras exibidas nos cinemas do Estado do Paraná, durante o mês de Junho de 2020. As segundas e terceiras colocadas, certificado e premiação doada pela Receita Federal.

Parabéns!

1º Lugar - Colégio Estadual Sagrada Família com a obra "Dois Caminhos e Uma Escolha".

2º Lugar - Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo'e com a obra "Terra Sem Males".

3º Lugar - Colégio Estadual do Campo Rui Barbosa com a obra "Armadilhas do Vício".

Parabéns!

1º Lugar - Colégio Sesi - Campus São José dos Pinhais com a obra "Encontramão".

2º Lugar - Colégio Sesi - Campus Loanda com a obra "Maio 2019".

3º Lugar - Colégio Sesi - Campus Londrina com a obra "O Tempo".

Agradecemos a participação de todos. Aguardamos as inscrições para a quarta edição do concurso.

Confira a segunda edição do Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas.

A avaliação do concurso é feita com banca avaliadora. A Comissão Avaliadora da segunda edição é composta por um representante de cada uma das seguintes instituições:

Assembleia Legislativa do Paraná - ALEP;

Centro de Integração Social Metropolitano - CIS Metropolitano;

Oficinas de Criação e Aprendizagem - OCA;

Pastoral da Sobriedade;

Secretaria da Comunicação Social - SECS;

Secretaria da Segurança Pública - SESP.

Confira a foto da Comissão Avaliadora:

Comissão Avaliadora

O resultado do Concurso foi divulgado pelo DEPSD em 09 de novembro de 2018.

Confira as duas primeiras colocadas que terão suas obras exibidas nos cinemas do Estado do Paraná, durante o mês de Junho de 2019. As segundas e terceiras colocadas, certificado e premiação doada pela Receita Federal.

Parabéns!

1º Lugar - Colégio Estadual Sagrada Família com a obra "Drogas: Uma Escolha Cinzenta".

2º Lugar - Colégio Estadual Doutor Generoso Marques com a obra "Escolhas".

3º Lugar - Colégio Estadual Gabriel de Lara com a obra "Drogas: Consequência Para a Vida Toda".

Parabéns!

1º Lugar - Colégio SESI - Campus Afonso Pena com a obra "O Checklist".

Os prêmios doados pela Receita Federal foram entregues para os primeiros colocados pelo Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, e demais representantes governamentais, no dia 04/06/2019, data que marcou a abertura oficial do Junho Paraná Sem Drogas.

Representantes do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas estiveram nas instituições de ensino para entregar a premiação aos demais colocados. Confira:

- Segundo Lugar;

- Terceiro Lugar.

Agradecemos a participação de todos. Aguardamos as inscrições para a terceira edição do concurso.

A 1ª edição do Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual sobre Drogas realizado pelo Departamento Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas em parceria com a Secretaria de Estao da Educação – SEED PR, tem como tema a “Prevenção é o Caminho”.

As obras foram avaliadas por uma comissão formada por representante de cada uma das seguintes instituições do Estado do Paraná:

Assembleia Legislativa do Paraná – ALEP;

Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas – CONESD;

Secretaria da Comunicação Social – SECS;

Secretaria de Estado da Educação – SEED;

Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária – SESP;

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná – SINEPE.

Confira a foto da Comissão Avaliadora:

Comissão Avaliadora de 2017

 

O resultado do Concurso foi divulgado pelo DEPSD em 29 de novembro de 2017.

Confira as cinco melhores obras que serão exibidas nos cinemas do Estado do Paraná, durante o mês de Junho de 2018:

Parabéns!

1º Lugar – Colégio Estadual Sagrada Família com a obra "Pesadelo Vivenciado";

2º Lugar – Centro Estadual Florestal Presidente Costa e Silva com a obra "Poupe Sua Vida";

3º Lugar – Colégio Estadual Santa Cândida com a obra "Beco Sem Saída".

Parabéns!

1º Lugar – Colégio Marista Santa Maria com a obra "Falsa Esperança";

2º Lugar – Colégio SESI – Campus Airton Senna com a obra "Um Futuro Sem Drogas".

A equipe do DEPSD foi até as instituições de ensino vencedoras, para entrega de certificados e premiação. Os prêmios foram doados pela Receita Federal.

Escolas recebendo certificado e premiação

 

Agradecemos a participação de todos. Aguardamos as inscrições para a segunda edição do concurso.