NEPSD divulga obra vencedora do VII Concurso Estadual de Vídeos Contra às Drogas 09/02/2024 - 14:48

Ocorreu nesta quinta-feira 08 de fevereiro de 2023, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública a avaliação das obras inscritas no VII Concurso Estadual de Vídeos Contra às Drogas. O concurso é realizado pelo Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas – NEPSD, desde 2017.

O CONCURSO – O Concurso Estadual de Vídeos Contra às Drogas, realizado anualmente, tem como objetivo a produção de vídeos para serem utilizados como informe publicitário, sendo exibidos em todas as salas de cinema do Estado do Paraná. Essa iniciativa visa não apenas premiar os melhores vídeos, mas também incentivar a participação de instituições de ensino na conscientização sobre os problemas relacionados às drogas.

O concurso é aberto a estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio de instituições públicas e privadas, bem como aqueles matriculados no Ensino Médio de Ação dos Centros Socioeducativos (CENSE's) em todo o território paranaense.

Para o coordenador do NEPSD, Renato Figueiroa, “infelizmente temos que aceitar que as drogas estão inseridas em nossa sociedade e ao alcance dos nossos jovens e que não existe melhor forma de lidar com essa problemática do que prestar informações sobre os malefícios que o uso pode ocasionar e bem como as tristes consequências futuras para aqueles que ingressarão no mercado de trabalho. Por isso a importância deste concurso de vídeos, fazendo com que os adolescentes reflitam sobre tudo isso”.

COMISSÃO AVALIADORA – A comissão avaliadora foi composta por diversos representantes, incluindo: Raquel Cavalheiro, analista legislativa e chefe de gabinete do Dep. Estadual Gilson de Souza; Caroline Arns, vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas – CONESD; Capitão QOPM Paulo César Marcondes, representando a Secretaria de Estado da Segurança Pública – SESP; Cidarley Grecco, representando a Secretaria de Estado da Educação – SEED e a Superintendente da Gestão de Ação Solidária, Cristina Ricordi, representando a 1ª Dama, Sra. Luciana Saito Massa.

VENCEDOR – Após uma avaliação acirrada resultando em empate, utilizando os critérios do edital, resultou em primeiro lugar o Colégio Estadual Sagrada Família, do município de Campo Largo/PR, com a obra “Escolhas”, com nota 9,1.

O segundo e terceiro lugar foram do Colégio Estadual de Parque Itaipu, do município de Maringá/PR. Com as obras A cura está na prevenção e “Dualidade”, respectivamente, com as notas 9,0 e 8,5.

PREMIAÇÃO – A obra vencedora terá sua obra transmitida em todas as salas de cinema do estado no mês de Junho/2024, mês em que é dedicado a promover esclarecimentos que visem conscientizar o conjunto da população sobre as ações de prevenção e programas de tratamento voltados para os usuários de drogas.

Desde 2017, em cada edição do concurso, o NEPSD solicita a Receita Federal doação de produtos apreendidos: celulares, videogames, caixas de som, tablets, que são utilizados para premiar os vencedores. Ressalta-se porém, que o atendimento da solicitação fica condicionado a possibilidade do órgão em ter os produtos disponíveis no momento da doação.

EDIÇÃO 2024 – O edital para a oitava edição será publicado no mês de março/2024, divulgado para todas as instituições de ensino do estado, sendo disponibilizado no site do NEPSD.

Últimas Notícias