NEPSD participa ativamente do I Seminário Municipal de Políticas Sobre Drogas em Foz do Iguaçu 12/04/2024 - 14:01

Nos dias 10 e 11 de abril, o município de Foz do Iguaçu tornou-se o epicentro de discussões cruciais sobre políticas públicas relacionadas ao combate ao uso de drogas. O palco desse importante debate foi o I Seminário Municipal de Políticas Sobre Drogas, uma iniciativa promovida pela Diretoria de Saúde Mental e Residência Multiprofissional em alusão à "Semana Municipal de Enfrentamento ao Uso de Drogas".

O evento contou com a distinta presença do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (NEPSD), que desempenhou um papel fundamental não apenas ao participar, mas também ao prestigiar o seminário. Sob o tema “Panorama e Contextualização Estadual das Políticas Sobre Drogas”, o Coordenador do NEPSD, Renato Figueiroa, ofereceu uma visão abrangente e esclarecedora sobre a implementação e execução do Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.

A programação do evento abordou uma variedade de tópicos relevantes, incluindo a questão da criminalização do usuário de drogas e os desafios enfrentados no tratamento da dependência química. Essas discussões foram fundamentais para traçar estratégias mais eficazes de combate ao problema e para promover a conscientização sobre os impactos negativos das drogas na vida das pessoas.

O Coordenador do NEPSD e Delegado de Polícia, Figueiroa, enfatizou que o seminário não apenas proporcionou uma oportunidade de aprendizado, mas também se revelou um espaço crucial para o compartilhamento de experiências e o estímulo ao diálogo em torno de políticas públicas mais inclusivas e eficazes. Ele ressaltou que a participação ativa do NEPSD evidenciou ainda mais a importância da colaboração entre diferentes esferas do governo e da sociedade civil na luta contra o uso indevido de substâncias psicoativas.

O I seminário Municipal de Políticas Sobre Drogas em Foz do Iguaçu não só marcou um marco significativo na agenda de combate às drogas na região, mas também evidenciou a determinação coletiva em enfrentar esse desafio complexo de forma integrada e comprometida. Que iniciativas como essa continuem a inspirar ações concretas e transformadoras em prol de comunidades mais saudáveis e resilientes.