Segurança Pública realiza Seminário de Direito das Mulheres e das Políticas Públicas de Drogas 28/06/2023 - 16:03

O Seminário do Direito das Mulheres e das Políticas Públicas de Drogas, elaborado pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), bem como organizado pelo Núcleo Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (NESPD), com o apoio do Conselho Estadual do Paraná de Políticas Públicas sobre Drogas (CONESD), ocorreu nesta terça-feira (20). O evento faz parte da campanha Junho Paraná sem Drogas e visa discutir temas relacionados à mulher e sua ligação com as políticas de drogas. 

Durante o seminário, os assuntos discutidos foram, o enfrentamento à estigmas das normas de gênero e expectativas sociais, o papel das drogas e do álcool como potencializadores de violência doméstica, o risco de violência de gênero, agressão sexual e exploração. Além disso, também foram debatidos temas como uso e abuso de drogas e medicamentos em mulheres.

“Todas as ações do Junho Paraná Sem Drogas dizem respeito à conscientização sobre os malefícios do uso de drogas ilícitas e também do abuso das drogas lícitas. O objetivo é sempre cumprir metas do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, que foi lançado no dia cinco deste mês, e fazer eventos que tenham um olhar específico para alguns grupos, dentre eles, o das mulheres”, afirma o coordenador do Núcleo Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (NESPD), Renato Figueiroa.

JUNHO PARANÁ SEM DROGAS - O mês de junho é marcado pela prevenção do uso de drogas e mobilização de ações no Paraná. Os objetivos são planejar, esclarecer, dialogar, estimular a inclusão social, conscientizar e enfatizar a importância da realização de ações de prevenção às drogas.

O Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas tem por finalidade propor, discutir e aprovar a orientação normativa e consultiva sobre as atividades de redução da demanda de drogas desenvolvidas no território paranaense.  

A Secretaria da Segurança Pública apoia ações voltadas aos servidores como, por exemplo, eventos que reúnem especialistas, ativistas e profissionais para discutir os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade atual e propor medidas concretas para garantir a igualdade de gênero e o respeito aos direitos das mulheres.

“A principal reflexão após o evento é a de que todos nós, que somos atores de políticas públicas em todas as áreas da assistência social, psicologia, saúde, áreas jurídicas e da polícia, devemos tentar mudar a realidade da sociedade para que possamos pensar em adultos mais saudáveis, prevenir que novas pessoas se tornem vítimas e agressores também”, comenta a conselheira titular no Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, advogada Andrea Damasceno. 

Durante todo o mês de junho acontecerão mais seis encontros, visando dar continuidade nas ações referente a “JUNHO PARANÁ SEM DROGAS”.  

Confira a programação:

23/06 - Bate-papo “Acolhimento da população LGBTQI+ em comunidades terapêuticas”.

26/06 - Seminário de Políticas sobre Drogas no litoral - na UFPR de Matinhos - ''Boas Práticas e a importância dos conselhos municipais de drogas como aliados da Administração Pública e Sociedade''. 

27/06 - Palestra no NUPEM - Núcleo de atendimento a pessoas monitoradas eletronicamente.

28/06 - Palestra para detentas femininas no Complexo Penitenciário de Piraquara.

29/06 - Palestra no SESC da Esquina para comerciários. 

30/06 - Fechamento das Ações de Junho com Panfletagem no parque Barigui, com a presença da DENARC e PROERD.

PRESENÇA - Participaram do evento o diretor de políticas públicas Fernando Klemps; A presidente do Conesd é a Juliane Maria Fonseca Silva; a assessora do Departamento Estadual Maria Victoria, Shirley Ordonio; o  chefe do Núcleo de Direitos Humanos e Proteção a Vulneráveis da Polícia Civil e delegado Cláudio Marques; a psicóloga da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), Larissa Sayuri; a promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná, Mariana Seifert Bazzo.

Também participaram do evento o chefe da Divisão de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde, Carolina Poliese; o psicólogo especialista e ex-presidente do CONESD, Dionísio Banaszewski; a coordenadora das Delegacias Especializadas do Estado do Paraná, Alcyleni Adriana da Cunha Artigas; a advogada especializada em criminologia, Mayara Souza e a diretora de políticas públicas para mulheres da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris.

Por Secretaria de Estado da Segurança Pública em 21/06/2023 - 13:47 - Leia a matéria completa clicando aqui.

Últimas Notícias