Segurança participa do II Fórum Internacional de Políticas Sobre Drogas em Curitiba 05/10/2023 - 10:38

A Secretaria da Segurança Pública (Sesp), através do Núcleo Estadual de Políticas Sobre Drogas (NEPSD), participou do II Fórum Internacional de Políticas Sobre Drogas, em Curitiba. O evento teve como objetivo viabilizar discussões sobre a Política Nacional e Municipal sobre Drogas, visando o desenvolvimento de ações assertivas para o combate ao tráfico e ao consumo de entorpecentes.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Curitiba entre os dias 05 e 06 de setembro no Salão de Atos do Parque Barigui e contou com a presença de representantes de órgãos internacionais, nacionais, estaduais e municipais. O tema central foi a Intersetorialidade da Política Sobre Drogas com foco na elaboração de soluções inovadoras e interdisciplinares.

A Sesp foi representada no Fórum pelo chefe do NEPSD, o delegado Renato Bastos Figueiroa. Atualmente, a unidade é responsável pela execução das políticas públicas sobre drogas no Estado do Paraná e também está alinhada à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad).

“Compete ao NEPSD apoiar e incentivar ações que promovam o debate, esclarecimentos e atualizações da política pública sobre drogas de uma forma geral. Assim, a presença de nossos servidores é de suma importância, além de fazer parte de um programa de capacitação contínua aplicada em nosso núcleo”, afirmou.

Ao longo dos dois dias de evento foram abordadas 15 temáticas relacionadas às drogas e ao abuso de substâncias, como o uso de álcool, o atendimento em centros de atenção psicossocial, a Política sobre Drogas de Curitiba e a Política Nacional sobre Drogas.

Apesar do foco nas políticas brasileiras, o Fórum contou também com a presença de palestrantes internacionais. A senadora Paola Moreno, da Colômbia, falou sobre a experiência de combate ao tráfico de drogas em seu país, e a representante do Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos, Stephanie Orr, comentou sobre a repressão ao tráfico a partir da perspectiva norte-americana.

“Todos os eixos da política pública sobre drogas foram contemplados, trazendo diversos ensinamentos e histórias de sucesso para os presentes, contando com autoridades nacionais e internacionais no assunto”, disse o chefe do NEPSD.

PROGRAMAÇÃO - O Fórum contou com uma programação variada ao longo dos dois dias de evento. As palestras ficaram a cargo de representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad); da Diretoria de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua; da Secretaria Municipal de Saúde; do Departamento de Políticas sobre Drogas da Prefeitura de Curitiba; da OSC Vida Promoção Social; do Centro Universitário Internacional (Uninter); da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (Febract); da Federação Paranaense das Comunidades Terapêuticas (Fepact); da Associação Casas do Servo Sofredor e do Curso e Colégio Excelência.

Fonte: Secretaria de Estado da Segurança